Precisamos refletir sobre como nossos produtos e serviços são gerados, como é solicitado um serviço, quando é realizado um atendimento na empresa ou no cliente, quando são realizadas compras nas lojas ou pelo site. Basta pararmos por alguns instantes e observarmos o conjunto de ações realizadas em sequência pelas empresas para que algum produto ou serviço final seja finalizado e sua entrega seja realizada com sucesso. Todo processo tem um produto final, um objetivo, uma razão de ser executado. Dessa forma você pensou: “Se for assim, tudo é feito por processo”, está correto, exatamente isso!
Tudo é feito por meio de processos e nas empresas não é diferente, tudo também é feito por processo. Assim, fica claro compreender por que é importante a Gestão e Melhoria de Processos nas empresas, não apenas o resultado final é realizado por um processo produtivo, seja um produto ou serviço, mas tudo que acontece de maneira organizacional nas empresas é por meio de um processo “A empresa é um conjunto de processos”!
“Um modelo de negócio descreve como a empresa produz, entrega e vende um produto ou serviço a fim de criar valor” (Laudon).
Um processo tem uma lógica operacional, onde fornecem produtos e serviços que atendam aos interesses dos clientes a preços satisfatórios, devendo entregar valor aos clientes.
“Processo é uma agregação de atividades e comportamentos executados por humanos ou maquinas para alcançar um ou mais resultados” (ABPMP).
“O processo vai se repetir tantas vezes quanto forem necessárias para que seus clientes sejam atendidos” (IIBA).
Todo processo possui entradas e saídas bem definidas:
Para as empresas com estruturas verticais, podem ser complementadas ou substituídas por cadeias de processos horizontais, fluxo de insumos que se transformam em produtos para responder as demandas do cliente.
Processos refletem os fluxos de trabalho diários da empresa, com isso, é importante colocar os processos como uma estrutura para a “ação”, sendo a estrutura pela qual a organização faz o necessário para produzir valor para seus clientes. Processo é uma ação que implica na movimentação das empresas, fazendo acontecer, transformando decisões, objetivos e metas em realizações “Processo é Ação”.
Agregar valor para o cliente é entregar aquilo que ele espera, necessita e precisa, levando em conta seus requisitos e expectativas, possuindo atributos e funcionalidades que realmente entregam valor ao negócio e resolvendo os problemas e suprindo as suas necessidades “Gestão e Melhoria de Processos”.
É necessário que os processos tratem alguns aspectos, como: A sequência lógica operacional, fornecimento de produtos e serviços, cliente final, valor, necessidades e requisitos de clientes, entradas e saídas, recursos, transformação e ação, gerenciamento e padronização.
Processo é uma sequência lógica de operações, atividades ou tarefas, que aplica recursos organizacionais para a geração de um produto ou serviço que atenda às necessidades de um cliente ou consumidor.
É importante que o gestor esteja atento sobre algumas questões do processo, como: quanto de mão de obra um processo consome, qual o custo de pagamento de recursos que o processo possui, quanto esse processo está processando por hora ou dia e qual sua capacidade de processamento/produção.
As pessoas precisam manter a Gestão e Melhoria de Processos eficiente em suas empresas.
Empresas funcionam a partir dos processos, são modelos lógicos que permitem e direcionam a eficiente aplicação de recursos para a criação de valor.
É importante que os gestores compreendam que o seu processo é apenas uma pequena parte da cadeia de processos que é composta pela empresa. Muitas vezes o problema identificado no processo de um determinado setor tem origem no processo de outro. Dessa forma, quanto mais eficiente for o gerenciamento do processo, melhor será o desempenho da empresa.
O processo permite que a empresa trabalhe orientada para a visão do cliente e evita que o mau gerenciamento dos processos represente o caos para as empresas.
O modelo de negócio é uma estratégia da empresa para implementar a estrutura organizacional dos processos. É recomendado que os executivos definam a cadeia de valor completa dos processos internos que tenha relação com seu processo de inovação:
A cadeia de valor é o conjunto de processos correlacionados através do qual a empresa adquire seus recursos, aplicam nas transformações dos produtos e/ou serviços, realizam suas vendas, executam suas entregas, fatura e apura a entrada de receita para o negócio.
É fundamental que os gestores e os profissionais foquem na Gestão e Melhoria de Processos objetivando o desempenho, resultados financeiros, satisfação dos clientes e aumento de produtividade.
Ter a perspectiva dos processos é fundamental para identificar o “problema” a ser tratado.
O problema pode ser uma atividade mal executada, um funcionário sem treinamento ou habilidade inadequada para a execução da tarefa ou um gestor que não tenha clara compreensão das necessidades de seus clientes.
Sem a perspectiva de processos o gerenciamento de um negócio terá mais dificuldades em obter sucesso em seus resultados e atingir seus objetivos e metas relacionados.
A Gestão e Melhoria de Processos são ações fundamentais para o crescimento exponencial das empresas.
Autor: Eduardo Rocha
Referências:
– Leandro Costa da Silva. Gestão e Melhoria de Processos: Conceitos, Técnicas e Ferramentas. Brasport, 2015;
– ABPMP: Association of Business Process Management Professionals; IIBA: International Institute of Business Analysis
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